Conecta Terceira Idade

JUSTIFICATIVA

O tempo é um fator decisivo na transformação da sociedade e do homem. A terceira idade surge como uma vitória sobre o tempo – tempo esse que se transforma em longevidade, porém, o mundo também está em transformações e cada vez mais com avanços tecnológicos, que modificam com muita velocidade a vida do homem, alterando sua forma de adquirir conhecimentos.

Essas novas tecnologias, atualmente, são alternativas utilizadas por muitas pessoas, como fazer ligações de voz pelos aplicativos de bate-papo, usar WatsApp, assim como as conversas com vídeo pelo Skype ou Mensagens pelo Face book. Esses dispositivos possibilitam a conexão de idosos com amigos, familiares e comunidade em geral, pois através da internet torna-se possível comunicar-se e obter informações em tempo real, oportunizando uma melhora na autoestima, na autoconfiança, na realização pessoal e na interação social. Também possibilita o sentimento de independência, estimulando as capacidades cognitivas, propiciando uma melhor qualidade de vida.

Contudo, nem todas as pessoas idosas estão acostumadas com essas novas tecnologias. E é importante que os idosos façam uso dessas tecnologias, para uma melhor interação com outras pessoas e para que não se tornem exclusos da era digital, do mundo moderno. Por isso se faz necessário essa capacitação de forma séria e adequada, com profissionais habilitados e de confiança.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 dispõe sobre os direitos dos cidadãos brasileiros estabelece no capítulo III, seção I, Art. 205 que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988). Este direito é garantido a todo brasileiro, sem distinção de raça, cor ou idade. O Estatuto do Idoso, Lei n 10.741/03 no Art. 3 prevê a viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações. Assim como no Art. 21, § 1° garante que os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna (BRASIL, 2003).

Porém as barreiras que dificultam a inclusão dos idosos com as novas tecnologias são diversas. Algumas das dificuldades encontradas referem-se aos declínios sensoriais, motores, físicos decorrentes do avanço da idade. Sendo que a difusão de novas tecnologias tem exigido dos idosos um aprendizado contínuo, para que os mesmos possam interagir de forma autônoma com os aparatos tecnológicos.

Nesse sentido, a proposta deste projeto é desenvolver e oportunizar formas alternativas de acesso às novas tecnologias para o público idoso, observando as possíveis limitações que a terceira idade encontra para interagir com as novas tecnologias.

O projeto “Conecta Terceira Idade” pretende auxiliar, educar, incentivar e ajudar as pessoas idosas, favorecendo assim a integração das mesmas aos avanços tecnológicos do mundo moderno com a sociedade, familiares e consigo mesma.

OBJETIVO GERAL

Promover o acesso às novas tecnologias, à inclusão Social, o Acolhimento, a Escuta, a Autonomia, a Garantia de Direitos, o Fortalecimento de Vínculos, a Cultura e o Lazer da pessoa idosa, promovendo uma melhor qualidade de vida.

OBJETIVO ESPECÍFICO

· Possibilitar o acesso às novas tecnologias;

· Proporcionar a Inclusão Social;

· Apresentar os direitos e deveres das Pessoas idosas elevando a consciência de cidadão através de palestras e oficinas;

· Proporcionar ambientes favoráveis aos vínculos, através da participação efetiva e constante dos mesmos inseridos no projeto;

· Apresentar a música e a dança para facilitar a Inclusão Social, a autoestima e a participação em grupo;

· Trabalhar a atenção e a memória;

· Promover sistematicamente a Escuta Qualificada;

· Estimular a Criatividade e o Desenvolvimento das ações Diárias.

METODOLOGIA

Será oferecido às pessoas idosas ou terceira idade, o conhecimento de novas tecnologias, assim como oficinas de música, dança, artesanato, entre outras.

PÚBLICO ALVO

50 pessoas (idosas) com mais de 60 anos.